Em meio aos Honda Civic, Integra e S2000, o Nissan Skyline, o Mitsubishi Eclipse, o Subaru Impreza e o BMW M3, um carro chamou atenção entre as poderosas máquinas que estrelaram o recente sucesso de Hollywood "Velozes e Furiosos" (2º DVD mais vendido no Brasil em Janeiro/2002). A razão da surpresa além dos suas qualidades mostradas no filme, fica por conta de um nome até então quase desconhecido no Brasil - Toyota Supra.
Aqui foram rarissímos os felizardos que puderam ter o prazer de pilotar um bólido destes. Entretanto, em outros países em que o Supra foi vendido despertou paixões, chegando mesmo a ter sido considerado um dos carros de série legais mais rápidos do mundo. Atualmente sua produção encontra-se encerrada, a não ser no mercado japonês onde a Toyota ainda fabrica algumas unidades em duas configurações básicas, sendo uma para o mercado interno e outras poucas para eventuais exportações.
O carro surgiu em 1979, com desenvolvimento baseado na plataforma do Toyota Celica (outro mitro que abordaremos em breve), porém com algumas características próprias e que viriam mais tarde serem as responsáveis pelo sucesso que o carro alcançou. As primeiras diferenças que se notaram foram em tamanho, pois o Supra era mais comprido e largo que o Celica. Mecanicamente recebeu suspensão independente nas quatro rodas, bem como freio a disco também nas quatro.
Todavia, a mais marcante alteração em relação à plataforma do Celica ficou por conta do motor adotado, um 6 cilindros em linha e 2.6 litros, que foi o primeiro motor Toyota a receber injeção eltrônica de combustível (estamos falando de 1979!!!), desenvolvido especialmente para ele e que recebeu a designação 4ME. Esta primeira geração ficou conhecida por MA46 ou Mark I. Em 1981, ainda na sua primeira geração, um novo motor de 2.8 litros SOHC passou a equipar o carro, dando início ao processo que faria nascer a segunda geração de Supras.
Em 1982 a Toyota lança a segunda geração conhecida como Mark II e ainda sob o nome de MA61 Celica Supra, mas com uma série de novidades que só mais tarde o Celica viria a incorporar, como os faróis escamoteáveis e o aerofólio incorporado à carroceria, como o novo motor de seis cilindros e também 2.8 litros, porém com duplo comando no cabeçote (DOHC) e que desenvolvia 145 cavalos de potência, já suficientes para fazê-lo acelerar aos 100km/h em menos de 8.5 segundos e ultrapassar a barreira dos 200 km/h. Um ano após o lançamento desta geração, o seu motor recebe mais algumas modificações, chegando aos 150 cavalos.
A terceira geração (Mark III) vem em 1986 e é que a que ficou célebre por inaugurar uma nova fase do Supra que recentemente havia ultrapassado a marca de 20 milhões de unidades! O nome Celica vai embora e o carro ganha independência total da sua plataforma. Novo trabalho no design do carro o deixa mais moderno e robusto, ainda mantendo os faróis escamoteáveis, mas com novas peças aerodinâmicas. As inovações mecânicas ficam por conta do novo motor 7M-GE de 3.0 litros de 200 cavalos que um ano mais tarde (1987) seria o primeiro carro da montadora ter um motor turbo (chamado de 7M-GTE), responsável por 232 cavalos.
Mas a "brincadeira" não parou por aí, fazendo com que a palavra de ordem dentro da Toyota passa-se a ser "performance", tanto que em 1987 o carro passa a ser o seu primeiro veículo a ser equipado com ABS. Em 1990 mais alterações e mais um novo o motor (1JZ-GTE) de 6 cilindros, 2.5 litros e desta vez biturbo, gerando 280 cavalos e já capaz de levar o Supra aos 250 km/h com limitador eletrônico de velocidade.
Mas foi apenas em 1993 que a quarta e definitiva geração (Mark IV) foi lançada. Com ela mais tecnologia e mais novidades para os afoitos apaixonados pelo carro. Desta vez duas opções de motorização, sendo uma de 6 cilindros (2JZ-GE), 3.0 litros e 24 válvulas com duplo comando no cabeçote com controle variável de abertura das válvulas, responsável por 225 cavalos de potência, e outra (2JZ-GTE) com as mesmas características, porém com dois turbos sequenciados que rendiam 320 cavalos de potência.
Equipado com câmbio manual de 6 velocidades Getrag, o Supra biturbo exportado para os países que não fazem exigência do limitador eletrônico de velocidade, alcança 285 km/h e acelera de 0-100 km/h em 4.6 segundos. Porém nos diversos países europeus e mesmo nos EUA - um grande mercado para o Supra - as regulamentações de emissão de poluentes, impuseram restricões a carros como ele e alguns de seus concorrentes, fazendo com que em 1999 suas vendas fossem encerradas.
Atualmente em apenas algunas países da Oceânia e no próprio Japão pode-se ter o privilégio de comprar um Supra Zero Km. Há três modelos no mercado japonês que diferem basicamente em termos de acessórios e que tem sua potência reduzida a 280 cavalos por regulamentações internas. A versão de exportação permanece com os 320 cavalos, responsáveis por fazer desta máquina, um objeto de desejo dos aficcionados por carros!
Aqui foram rarissímos os felizardos que puderam ter o prazer de pilotar um bólido destes. Entretanto, em outros países em que o Supra foi vendido despertou paixões, chegando mesmo a ter sido considerado um dos carros de série legais mais rápidos do mundo. Atualmente sua produção encontra-se encerrada, a não ser no mercado japonês onde a Toyota ainda fabrica algumas unidades em duas configurações básicas, sendo uma para o mercado interno e outras poucas para eventuais exportações.
O carro surgiu em 1979, com desenvolvimento baseado na plataforma do Toyota Celica (outro mitro que abordaremos em breve), porém com algumas características próprias e que viriam mais tarde serem as responsáveis pelo sucesso que o carro alcançou. As primeiras diferenças que se notaram foram em tamanho, pois o Supra era mais comprido e largo que o Celica. Mecanicamente recebeu suspensão independente nas quatro rodas, bem como freio a disco também nas quatro.
Todavia, a mais marcante alteração em relação à plataforma do Celica ficou por conta do motor adotado, um 6 cilindros em linha e 2.6 litros, que foi o primeiro motor Toyota a receber injeção eltrônica de combustível (estamos falando de 1979!!!), desenvolvido especialmente para ele e que recebeu a designação 4ME. Esta primeira geração ficou conhecida por MA46 ou Mark I. Em 1981, ainda na sua primeira geração, um novo motor de 2.8 litros SOHC passou a equipar o carro, dando início ao processo que faria nascer a segunda geração de Supras.
Em 1982 a Toyota lança a segunda geração conhecida como Mark II e ainda sob o nome de MA61 Celica Supra, mas com uma série de novidades que só mais tarde o Celica viria a incorporar, como os faróis escamoteáveis e o aerofólio incorporado à carroceria, como o novo motor de seis cilindros e também 2.8 litros, porém com duplo comando no cabeçote (DOHC) e que desenvolvia 145 cavalos de potência, já suficientes para fazê-lo acelerar aos 100km/h em menos de 8.5 segundos e ultrapassar a barreira dos 200 km/h. Um ano após o lançamento desta geração, o seu motor recebe mais algumas modificações, chegando aos 150 cavalos.
A terceira geração (Mark III) vem em 1986 e é que a que ficou célebre por inaugurar uma nova fase do Supra que recentemente havia ultrapassado a marca de 20 milhões de unidades! O nome Celica vai embora e o carro ganha independência total da sua plataforma. Novo trabalho no design do carro o deixa mais moderno e robusto, ainda mantendo os faróis escamoteáveis, mas com novas peças aerodinâmicas. As inovações mecânicas ficam por conta do novo motor 7M-GE de 3.0 litros de 200 cavalos que um ano mais tarde (1987) seria o primeiro carro da montadora ter um motor turbo (chamado de 7M-GTE), responsável por 232 cavalos.
Mas a "brincadeira" não parou por aí, fazendo com que a palavra de ordem dentro da Toyota passa-se a ser "performance", tanto que em 1987 o carro passa a ser o seu primeiro veículo a ser equipado com ABS. Em 1990 mais alterações e mais um novo o motor (1JZ-GTE) de 6 cilindros, 2.5 litros e desta vez biturbo, gerando 280 cavalos e já capaz de levar o Supra aos 250 km/h com limitador eletrônico de velocidade.
Mas foi apenas em 1993 que a quarta e definitiva geração (Mark IV) foi lançada. Com ela mais tecnologia e mais novidades para os afoitos apaixonados pelo carro. Desta vez duas opções de motorização, sendo uma de 6 cilindros (2JZ-GE), 3.0 litros e 24 válvulas com duplo comando no cabeçote com controle variável de abertura das válvulas, responsável por 225 cavalos de potência, e outra (2JZ-GTE) com as mesmas características, porém com dois turbos sequenciados que rendiam 320 cavalos de potência.
Equipado com câmbio manual de 6 velocidades Getrag, o Supra biturbo exportado para os países que não fazem exigência do limitador eletrônico de velocidade, alcança 285 km/h e acelera de 0-100 km/h em 4.6 segundos. Porém nos diversos países europeus e mesmo nos EUA - um grande mercado para o Supra - as regulamentações de emissão de poluentes, impuseram restricões a carros como ele e alguns de seus concorrentes, fazendo com que em 1999 suas vendas fossem encerradas.
Atualmente em apenas algunas países da Oceânia e no próprio Japão pode-se ter o privilégio de comprar um Supra Zero Km. Há três modelos no mercado japonês que diferem basicamente em termos de acessórios e que tem sua potência reduzida a 280 cavalos por regulamentações internas. A versão de exportação permanece com os 320 cavalos, responsáveis por fazer desta máquina, um objeto de desejo dos aficcionados por carros!
FICHA TÉCNICA
Motor: Toyota Supra Twin Turbo (Exportação)
2JZ-GTE, 3.0 litros, 6 cilindros em linha, 24 válvulas DOHC, bi-turbo sequencial TB12.
Cilindrada: 2997 cm³
Curso X Diâmentro: 86,0 mm X 86,0 mm
Tx. Compressão: 9,5:1
Potência: 320 cv @ 5600 rpm
Torque: 43,6 kgfm @ 3600 rpm
Vel. Máxima: 285 km/h
Aceleração: (0 - 100 km/h) 4,6 s
2JZ-GTE, 3.0 litros, 6 cilindros em linha, 24 válvulas DOHC, bi-turbo sequencial TB12.
Cilindrada: 2997 cm³
Curso X Diâmentro: 86,0 mm X 86,0 mm
Tx. Compressão: 9,5:1
Potência: 320 cv @ 5600 rpm
Torque: 43,6 kgfm @ 3600 rpm
Vel. Máxima: 285 km/h
Aceleração: (0 - 100 km/h) 4,6 s
Transmissão: Manual, 6 velocidades e controle de tração TCS.
Freios: ABS e EBD (Eletronic Brakeforce Distribution), discos ventilados nas quatro rodas.
Rodas: Dianteiras: 8J x 17" Traseiras: 9.5J x 17"
Pneus: Dianteiros: 225/50 17 Traseiros: 245/45 17
Comprimento: 4520 mm
Largura: 1810 mm
Altura: 1275 mm
Entre - eixos: 2550 mm
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